quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Analisando a TV brasileira.

                                                              Analisando a TV.




O programa que escolhi para analisar foi o programa do Chaves, que é exibido pela Televisa e pelo SBT desde o final da década de 70, Chavinho e sua turma já reina a mais de 30 anos sem perder a majestade. Os principais temas tratados no programa são a questão dos menores órfãos, como é o caso do chaves, relacionamento com os visinhos e a amizade.

Muitos valores sociais, culturais, éticos, políticos e religiosos são firmados no programa, em alguns episódios os pais acompanham a vida escolar dos filhos, visitam a escola, e até mesmo o garoto Chaves faz questão de estudar, o festival da boa vizinhança é um acontecimento cultural que acontece todos os anos na vila e conta com a apresentação dos inquilinos do lugar, princípios éticos também são passados ao longo das aulas do professor Girafales, que é o mais preparado para auxiliar as crianças se tratando disso, a religião e a política são temas que são evitados, por se tratar de um programa para crianças.

Os conceitos de justiça, de trabalho e de amor são passados com muita criatividade e cuidado para não chocar as crianças, o namoro de Dona Florinda uma senhora viúva, mãe de Kiko, um garoto mimado e alegre é retratado com muita inocência. Certa vez Chaves atropelou um gato, e foi julgado em um júri simulado realizado na residência de toda Florinda, onde durante toda noite foi discutida a questão do mesmo não ter prestado atenção na rua e na sinalização ao andar de bicicleta, no final Chaves foi absolvido. Desta forma o programa propõe uma análise dos acontecimentos, e não os apresenta como verdades absolutas.

O papel do homem é retratado com um chefe do lar, alguém que precisa governar a família e trabalhar, com exceção ao falarmos de Seu Madruga, um homem sem perspectiva de vida, e afeição pelo trabalho ou estudo. As mulheres são pessoas fortes, do lar e responsáveis pela educação de seus filhos e sobrinhos. As crianças são espertas e criativas, só tem um obrigação, estudar, o restante do tempo ficam livres para realizarem suas travessuras. Homossexuais não são retratados no programa e não existe nenhum personagem negro.

Os personagens se vestem de uma maneira muito particular, Professor Girafales é um homem culto, esta sempre de paletó, Senhor Barriga é empresário e também adota o paletó no dia-a-dia, Dona Florinda é do lar e sempre está de avental, Dona Clotilde é uma mulher de idade e se veste como tal, as crianças se vestem adequadamente para sua idade, e os padrões de beleza não são valorizados, o que é valorizada é mesmo a diferença entre personalidades tão distintas. Não há nenhuma caricatura pejorativa ou reforço de algum estereótipo.

As progragandas não passam durante o programa, apenas no intervalo, são comerciais do SBT ou de produtos como cereais, brinquedos e outros produtos para o público infantil que é o público predominante na audiência do programa.

Acredito que o programa do Chaves influenciou de maneira muita significativa todos que cresceram o assistindo assim como eu, a prova disso é que até hoje uma legião espalhada pelo mundo ainda o admira e costuma dar risada relembrando alguns episódios, tenho certeza que o programa em momento algum ensinou alguma coisa que fosse errada ou induzisse a criança a fazer bobagens, mesmo quando Chaves e sua turma fazia alguma travessura, em seguida víamos o que essa travessura acarretava, não acredito que o programa do Chaves induza o telespectador ao consumo. Se tivesse a honra de dirigir o programa do Chaves ou reescrevê-lo eu faria uma única coisa diferente, Chaves encontraria seus pais, teria um lar, e deixaria de dormi em um barril e muitas vezes passar fome.

2 comentários:

  1. Dandara o seu blog, é belissimo. Estou lhe convidando a visitar o meu blog.E se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando vc, lá
    Um abraço de verdade
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dandara,
    Além de seu blog ser cativante a abordagem que fizeste neste texto sobre o Programa do Chaves e sua turma.
    Todas as questões tratadas pelos personagens, com todas as suas carcterísticas, é na base do reconhecimento das diferenças. E mais, esta identificação individual de cada um deles se dá justamente por causa delas. Muito diferente do que está sendo feito hoje em dia pelos partidários da ditadura do "politicamente correto".

    Gostei, abraço!!

    ResponderExcluir

O que você entende por ciberespaço ?