sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O ciberespaço e os cidadãos virtuais.

Há mais de trinta anos, o canadense Marshall Mcluhan, um dos principais percursores da teoria da comunicação, formulou o famoso conceito de "aldeia global" representava a transformação do mundo linear, especializado e visual, criado pela mídia impressa, num modo simultâneo e multisensorial propiciado pela mídia eletrônica. Antes, era uma coisa atrás da outra, uma de cada vez. Hoje, é tudo ao mesmo tempo, em todo lugar.Na "aldeia global" tudo se fala, tudo se ouve.
O planeta, agora totalmente interconectado, não pára de "encolher".Os tambores da tribo ecoam por toda a aldeia.
A internet criou um novo espaço para o pensamento, para o conhecimento e para a comunicação.Esse espaço não existe fisicamente, mas virtualmente. É o ciberespaço, nome inventado em 1984 por William Gibson em seu livro Newromancer. O espaço virtual é formado por cada computador e por cada usuário conectado nessa imensa rede.
Não há como escapar. O ciberespaço tomou conta do planeta. Engoliu todos nós,pessoas, máquinas e replicantes, incorporando nossas virtudes e nossos defeitos. O ciberespaço deu vida à alma de um novo mundo em formação.

Um comentário:

  1. É verdade, o ciberespaço tomou conta do planeta,são tantas novidades que muitas das vezes nos sentimos por fora do que está acontecendo, portanto, o ideal é procurar sempre saber o que está surgindo e então usar essas tecnologias a nosso favor, e a favor dos nossos alunos e principalmente de sua educação. :-D

    ResponderExcluir

O que você entende por ciberespaço ?